RECEITA: CHAPATI SEM GLÚTEN

Criamos essa receita para um curso de Ayurveda que ministramos na AMOA Instituto em parceria com a Rafaela Camerini. A Rafa está realizando a formação em Ayurveda, a tradicional ciência da saúde da Índia, pela Escola Yôga Brahma Vidyalaya, o que fez toda a diferença no curso, pois nosso conhecimento era muito pouco sobre Ayurvenda, sabíamos algumas receitas e alguns conceitos, mas com a contribuição da Rafa aprendemos muito além disso.

Outra coisa muito legal que fizemos para nos prepararmos para o curso foi um mês de consultoria com a Rafa, onde nos apronfundamos um pouco mais na teoria e na prática, por um mês seguimos uma alimentação especifica conforme nossas individualidades e foi muito legal o resultado. Deixamos aqui o contato da Rafa para você que também tem interesse em conhecer mais sobre Ayurveda:

Rafaela Camerini / Email: rafaelacamerini@gmail.com 

Bom, agora vamos para receita do Chapati sem glúten :) 

INGREDIENTES:

·         1 xíc. farinha de trigo sarraceno

·         ¼ xíc. farinha de quinoa

·         1/8 xíc. fécula de batata

·         1/8 xíc. polvilho doce

·         1 colh. chá de goma xantana

·         ½ colh. chá de sal

·         ¼ xíc. de azeite de oliva ou óleo de boa qualidade

·         Água em temperatura ambiente (quanto baste)

Rende: entre 8 e 10 unid. cada receita

 

MODO DE PREPARO:

Em uma vasilha, adicionar todos os ingredientes secos e misturá-los com um fouet. Acrescentar o óleo e mexer com as mãos até que ganhe a consistência de ‘farofa úmida’, com grumos. Adicionar a água aos poucos, amassando com a mão e até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. A consistência da massa deve ser úmida porém sem grudar nas mãos.

Faça bolinhas com a massa e, em uma bancada limpa, abra-as com um rolo de massa de modo que fiquem o mais redondas possíveis, finas o suficiente para cozinharem e também sem que rasguem ou tenham furos. Você pode optar por abrir a massa entre dois sacos plásticos, pode ser mais fácil.

Deixe uma frigideira ou chapa de ferro (preferível!) aquecendo no fogo. Quando estiver bem quente, coloque o chapati e perceba que ele irá cozinhando até formar pequenas bolhas. Vire.

Quando as bolhas estiverem aumentando e você perceber que a massa está cozida, pegue o chapati com uma pinça ou pegador e jogue diretamente sobre o fogo do fogão, para chamuscar dos dois lados e finalizar. 

Nossa sugestão é comer o Chapati com Hommus (pasta de grão de bico).