Receita: Leite de coco caseiro

Para substituir o leite de vaca nas receitas podemos usar os deliciosos leites vegetais, na mesma proporção. Existem leites de vários tipos (de aveia, de castanhas, de amêndoas, de arroz...) Em nossa plataforma online de cursos vocês encontram dois módulos onde ensinamos diversas opções para substituir o leite e seus derivados nas receitas.

Um dos nossos leites vegetais preferidos é o de coco, ele tem um sabor ótimo e a consistência e cor incríveis! Vamos aprender a prepará-lo?  Você vai precisar de:

·       1 xícara de coco ralado (ou em pedaços) fresco

·       1,5 xícaras de água mineral

·       Panela

·       Liquidificador

·       Um pano de voal

MODO DE PREPARO: Comece colocando o coco e a água na panela e deixe ferver por 3 minutos - esse processo é importante para que a gordura do coco se solte e seja mais fácil de incorporar o coco na água. Espere a mistura esfriar bem e coe com um pano de voal apertando bem para extrair todo o liquido. Coloque em um recipiente de vidro bem higienizado e bem fechado e mantenha na geladeira. O leite dura cerca de 5 dias se bem armazenado.

O resíduo que sobrou dentro do voal pode ser usado em receitas de bolos, cookies, doces, farofas... Basta seca-lo na frigideira (ou forno) em fogo bem baixo mexendo sempre para não queimar. Caso tenha um desidratador, pode usá-lo para este fim também.

O leite de coco, além de ser uma opção bem mais natural, substitui o leite de vaca perfeitamente nas receitas de massas de bolos, pães e tortas, em cremes e recheios, fica ótimo até para tomar com café ou mesmo fazer batidas com frutas. Vamos ensinar de bônus para vocês a receita de uma batida que nós adoramos!

BATIDA DE FRAMBOESA:
•    1 xícara de leite de coco
•    1 punhado de framboesas congeladas (de preferência orgânicas)
•    1 colher de sopa de melado de cana

MODO DE PREPARO: Bata todos os ingredientes no liquidificador, passe a batida em uma peneira para separar as sementes da framboesa e está pronto! Caso queira mais gelado pode bater algumas pedras de gelo junto - assim fica bem cremoso. 

Esperamos que tenham gostado! :) Lembrando que em nossa plataforma online de cursos vocês encontram mais opções vegetais e naturais para substituir o leite e seus derivados!